Arte Barroca

 
Barroco na península itálica:

A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. a arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. 

Barroco fora da península itálica:

O Barroco foi um fenômeno de manifestação artística, espalhando-se por todas as regiões européias, assim como para as Américas, trazido pelos portugueses e espanhóis. Cada região foi adaptando o estilo e a técnica, interpretando-as dentro de sua ótica regional.

Pintura:

  A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens nas naturezas mortas e nas cenas populares (barroco holandês). No norte da Europa, Rembrandt e Vermeer ampliaram os limites do realismo.
Características da pintura barroca:
  • Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
  • Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
  • A luz não aparece por um meio natural, mas sim projetada para guiar o olhar do observador até o acontecimento principal da obra, como acontece na obra "Vocação de São Mateus", de Caravaggio.
 Arquitetura:

 Na arquitetura barroca os conceitos de volume e simetria presentes no Renascimento foram substituidos pelo dinamismo e teatralidade.Ocorreu em vários países católicos da Europa como Itália, Áustria, Espanha e Portugal. Países protestantes como a Inglaterra não apresentam a arquitetura barroca.

 Vestuário:

 O vestuário da arte barroca se distingue pelas formas largas, ornamentação elaborada e a
utilização de cores escuras, brocado de seda e rendas. O vestuário barroco também pode ser considereado como "exagerado".

Contexto histórico:

  A arte barroca ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, e dentre os principais fatos que ocorreram durante o barroco, podemos citar a derrota dos astecas no México, por Hernán Cortez; Começo da reforma religiosa na Alemanha; Fundação da Ordem dos Jesuítas; Começo do Concílio de Trento e etc.

 Mobiliário:


 O Barroco carcateriza-se, na decoração e no mobiliário, por um contraste entre ostentação e austeridade. De um lado, o luxo dos embutidos e dos dourados na mobília, com trabalhos executados por profissionais habilidosos. Do outro, a austeridade de algumas peças, de interiores e da decoração que lembram ainda o período medieval. Formas rígidas, assentos retos e duros. Os contrastes barrocos não impedem, entretanto, que os móveis pareçam mais familiares.

 Nosso grupo:

 Na foto acima, as garotas do grupo de arte barroca, da turma 702: Maria Luiza Avellar, Juliana Dantas, Aline Rodrigues, Maria Eduarda Monteiro e Gabrielle Barreto seu trabalho no projeto arte educação. Esperamos que tenham gostado.