Arte Rococó


Palácio de Queluz



O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais.





-Início do Movimento
O Rococó apareceu primeiramente na França no século XVIII, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do Barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa.


-"Época das Luzes"
A expressão "época das Luzes" é, talvez, a que mais frequentemente se associa ao século XVIII. Século de paz relativa na Europa, marcado pela Revolução Americana em 1776 e pela Revolução Francesa em 1789. No âmbito da história das formas e expressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco. Quando terminou, a gramática estilística do Neoclassicismo dominava a criação dos artistas. Entre ambos, existiu o Rococó.


-Características Gerais
Linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.


-Pintura
Caracterizou-se acima de tudo por sua índole hedonista e aristocrática, manifesta em graciosidade decorativa, fantasia e erotismo, aristocratismo e mundanidade.Quase todos os grandes pintores rococós foram também pastelistas. É bastante significativo que naquele século de estuques, espelhos, porcelanas, rendas, nudez feminina e minueto, jardins e comédias galantes, a técnica de pintura mais apreciada fosse justamente o pastel, que, como estuque nas decorações arquitetônicas e a porcelana na escultura decorativa, caracteriza-se pela fragilidade e efemeridade. 

Obs.: Quando as cenas bíblicas aparecem são também aristocratizadas.

A leitora - Jean-Honoré Fragonard

O Balanço - Jean-Honoré Fragonard



-Arquitetura
Existe uma alegria na decoração carregada, na teatralidade, na refinada artificialidade dos detalhes, mas sem a dramaticidade pesada nem a religiosidade do barroco. Na arquitetura, o rococó adquiriu importância principalmente no sul da Alemanha e na França. Suas principais características são uma exagerada tendência para a decoração carregada, tanto nas fachadas quanto nos interiores. As paredes ficam mais claras, com tons pastel e o branco. Guarnições douradas de ramos e flores, povoadas de anjinhos, contornam janelas ovais, servindo para quebrar a rigidez das paredes. A expressão máxima do rococó na arquitetura palaciana são os pequenos pavilhões e abrigos de caça dos jardins.



Palácio Nacional de Queluz



-Escultura
Devido ao grande desenvolvimento decorativo, a escultura ganha importância. Os escultores do Rococó abandonam totalmente as linhas do Barroco.As suas esculturas são de tamanho menor. Embora usem o mármore, preferem o gesso e a madeira, que aceitam cores mais suaves. Os motivos são escolhidos em função da decoração. 


Primavera - John Cheere


 -Música



Johann Christian Bach

 


O estilo de música utilizada no Rococó é de difícil definição. É caracterizado por sarabandas, gigas, minuetos e outras galanteries. Um dos compositores deste estilo é Johann Christian Bach, filho mais novo de Johann Sebastian Bach








-Mobiliário
O estilo Rococó foi responsável por uma transformação no mobiliário e nos interiores. Arquitetura de interiores e a mobília adquirem uma integração que não havia acontecido em outros períodos. O mobiliário rococó corresponde aos padrões da etiqueta e do comportamento da corte. É nesta época que tem-se consciência da rigidez da etiqueta e dos benefícios dos espaços íntimos. Desta maneira, o Rococó distingue espaços socias e privados, demonstrando a preocupação com o conforto e a privacidade, conceitos realmente novos até então. As noções de conforto do Rococó são mais próximas às nossas.

Porcelana - Não começou a ser feita neste período, mas é no Rococó que atinge seu maior desenvolvimento.




-Vestuário
Saias extremamente volumosas, formando um linha horizontal, de algumas mulheres da Corte chegava a medir 3 metros, enquanto a parte de cima da roupa era afunilada pelo uso do espartilho. Os babados e laços eram utilizados nos punhos, golas, nas bainhas e até nos sapatos. Os penteados femininos eram elaborados, chegavam a medir 50 cm de altura e, às vezes, continham algum adorno ligado ao cotidiano. Era de bom tom, empoar os cabelos com um pó branco. A maquiagem era um elemento fundamental, mas somente as mulheres da Corte podiam usar rouge forte no rosto. A roupa masculina era composta por chapéu, camisa, colete, casaca, calça justa até o joelho, meias brancas e sapato de salto, todos os elementos ricamente ornamentados. Os cabelos masculinos eram longos, normalmente perucas empoadas, amarrados atrás em um rabo.







  



---------------------------------------------------------------------------------------------

Finalizando...

 "O Rococó é um enxugamento do exagero do Barroco"


---------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo da Arte Rococó do Projeto Arte Educação

Alessandra
Ariell
Fernando
Isabela Estrella
Mayara