Arte Gótica


  • O gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por/características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estético e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico  Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média , no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença .  


  • Os historiadores do Renascimento foram os primeiros a utilizar o termo gótico. Surgido então da relação com a palavra  godo,referente a um dos povos bárbaros que invadiu o Império Romano. Buscou-se através dessa semelhança caracterizar o estilo gótico como bárbaro, obscuro,carregado de apelos decorativos e com uma exagerada altura das torres.Essa visão foi amplamente difundida e permanece forte ate hoje, com o termo gótico sendo sinônimo de trevas, escuridão e tristeza.


  • O móvel principal era arca onde se guardavam os bens, e que servia igualmente de banco. Este mobiliário é a maior parte das vezes de carvalho maciço.
  
  • Traziam no vestido uma espécie de enchimento na barriga simbolizando um ventre fértil. Neste período os sapatos são pontudos simbolizando status de poder.


  •  A literatura gótica inicia-se no século XVIII, na Inglaterra. É destacada como algumas das principais características desse tipo de literatura(os personagens, os temas, símbolos,etc).


  • Capela Saint-Denis,construída na França em 1140.



 Regalia da monarquia francesa era uma vez alojados na Abadia de Saint Denis e trouxe para cerimônias de coroação. A Abadia também abrigava o seu próprio tesouro adquirida ao longo dos séculos através de doações dos poderosos e dos peregrinos.
  • Retiro de São Joaquim Entre Os Pastores,de Giotto,1304-1306
Representa o Santo como um ser humano comum, porém em uma situação de destaque na pintura, em proporção que chega a ser maior que árvores e montanhas.



  • Giotto - a característica principal do seu trabalho foi a identificação da figura dos santos com seres humanos de aparência bem comum. E esses santos com ar de homem comum eram o ser mais importante das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até ganhar plenitude no Renascimento.
Obras destacadas: Afrescos da Igreja de São Francisco de Assis (Itália) e Retiro de São Joaquim entre os Pastores.



 Jan Van Eyck - procurava registrar nas suas pinturas os aspectos da vida urbana e da sociedade de sua época. Nota-se em suas pinturas um cuidado com a perspectiva, procurando mostrar os detalhes e as paisagens.

  • *O casal Arnolfili, mostra com riqueza extrema de detalhes, como eram os aposentos e as vestes de um rico comerciante do século XV. A representação dos personagens e do ambiente é tão minunciosa, que o espelho que se encontra na parede do fundo reflete todo o quarto, o casal aperece de costas refletido no espelho.